sábado, 3 de julho de 2010

Mensagem pregada no gideões 2009



“Jesus Cuspiu”
Marcos 8:22-26

Os evangelhos nos trazem profundos conteúdos da obra, vida e milagres de Jesus. As impressões os gestos, a maneira amável de tratar as pessoas era encantadora. Quebrava todos os paradigmas existentes para mostrar seu amor. Os evangelhos registram aproximadamente quarenta milagres de Jesus. Marcos registra alguns, porém dois com exclusividades: a cura de um surdo e mudo de Decápolis; e o texto lido sobre a cura do cego de Betsaida.

Considerações desse texto:

Betsaida (casa da Pesca, terra natal de Pedro, André e outros). Cidade onde Jesus operou muitos milagres, mais por causa da incredulidade deles não foram capazes de se arrependerem. Existia ali uma aldeia ou vilarejo, onde se concentravam pessoas com as mesmas idéias, lugar aonde havia impedimento de grandes mudanças.

Havia naquela aldeia um homem, com uma necessidade visual, não enxergava a luz do dia, sentindo o peso da discriminação, ainda mais diante de um povo que não se surpreendia com o sobrenatural.

Porém, mesmo assim, Jesus não se furtou de passar por ali, e mais de uma vez; e nesta feita ouviu o pedido de ajuda em prol daquele homem. Ele pega na mão dele - porque contato físico demonstra afetividade, amor, interesse - e o leva para fora da aldeia.

Detalhe agora era um momento de ver expressão de carinho, amor, uma ação cheia de ternura, porém esse homem foi surpreendido por um “santo cuspe” de Jesus. Pense comigo ele esperava tudo, menos isso.... até mesmo nos politicamente corretos pensaríamos...

* Não é uma ação nojenta?
* Não seria uma humilhação pública?
* Será que Jesus não sabia que a face é uma das partes do corpo que é sagrado, que não se bate, não se agride, muito menos se cospe?


Lições extraídas desse texto:

1. Despadronização Divina

Nem sempre as ações de Deus são padronizadas, muito menos politicamente corretas. Nem sempre as ações de Deus, são etiquetadas, protocoladas, muito menos programadas, sei que talvez esperasse uma mão na cabeça, uma oração forte, um assopro, porem veio uma cuspida, pode causar escândalos, jeitinho de nojo... porém aprenda:

a. Deus sempre nos surpreendera;
b. Não use seu GPS humano, Ele vem como quer;
c. Ele vai chocar os padronizados, Ele vai cuspir, mais o milagre vai acontecer;
d. Prefiro um olho cuspido, depois enxergando, do que um seco mais cego.

Vento assopra aonde quer, precisamos deixar nossas liturgias frias, mecânicas e computadorizadas, deixar Ele cuspir... ações sobrenaturais, sem resistências, mais de peito aberto para seu agir.

Deus não pode ser teologizado...
Deus não pode ser robotizado....
Deus não pode ser registrado, batido em cartório, patenteado...
Deus e livre....

2. Deus livrou de uma visão prejudicada

Homem disse: - estou vendo homens como árvores andando. Aquele homem estava vendo o anormal, o inexistente, uma fantasia da sua ótica ele não conseguia ver as coisas claras e verdadeiras. Assim também são algumas pessoas que não conseguem ver as verdades; pessoas que preferem fantasias do evangelho, e não conseguem ter uma visão definida.

Quando a visão é ruim geralmente tudo que se vê ao redor são coisas ruins. Muitas vezes não é você que esta mal, mais a visão de quem esta tentando te ver esta terrivelmente embaraçada, vendo árvores como homens e vice versa.

3. Deus dará um toque de melhora em sua vida.

Jesus volta a tocar no cego, Ele não hesita em melhorar a sua visão. Coisas que estão embaraçadas em sua vida, sem visibilidade, receberão das mãos de Deus um toque de melhora. Os que te viram cego, ou quase enxergando, vão ver o melhor de Deus em sua vida. Sejam no casamento, finanças, sentimento, ministério, projetos serão visitados por Deus, e renovados!

4. Deus deu novo sentido a sua vida

Nunca mais entres nessa aldeia, disse Jesus, porque....
Aldeia era lugar de gente pequena...
Aldeia que não sabia aproveitar os milagres...
Aldeia das discriminações e preconceitos....
Aldeia que não aceitava mudanças....
Aldeia que se habitou vê-lo cego....

Ordem é essa vai para nova casa.... nova vida... novo sentido.. seu ninho!
Prepare-se... mudanças tremendas aconteceram na sua vida....
De adeus a sua aldeia!!!



Camboriú..... mês de Abril / Gideões Missionários da Última Hora

Daniel Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário