quarta-feira, 28 de julho de 2010

Férias.......!!


Descanso para a mente e o corpo, tempo para momentos especiais, para um reencontro consigo mesmo. Esse mês onde nossos filhos estão vivendo descanso daquela cadeira escolar, da agitação de vários alunos, das informações de diversas matérias.

Sugar cada hora, minutos e milésimos de segundos para esbanjar energias sentirem um pouco dono de si.... viver descontrole de horários, dormir tarde, as vezes até acorda cedo mais não com a mesma disposição de ir para o colégio rs.. mais sim para brincar, brincar, brincar..!

Porem, um bom período para nos pais, aproveitarmos esses momentos para reaproximação com qualidade, nos tornarmos crianças, descermos ao nível delas, num sorriso, num choro, numa brincadeira, na linguagem.... viver essa simplicidade.

Muito bom avaliar o comportamento que tiveram nessa primeira fase de colégio, vermos as notas, vermos seus cadernos, elogiar o que tiver que elogiar, cobrar com amor que tiver que cobrar.... levar nossos filhos na igreja, escola dominical, e mesmo em casa exercitar culto doméstico para eles não perderem o foco em viver em Cristo.

“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade” (Karl Mannhein). Que possamos curtir essas férias com eles, apesar de nossas tarefas, mais não tiremos férias de nossos filhos sejamos o refugio para os mesmos.

Meu beijo e abraço a todos os meninos e meninas, que Deus abençoe muitíssimo!!


Daniel e Telma.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Deus Financia Sonhos...


Samuel 1:9-15
Nas regiões montanhosas de Efraim dentre tantas famílias que habitavam ali a Bíblia registra uma família que em seu convívio existiam muitos elementos que também podem fazer parte da nossa família; como conflitos, ansiedades, rivalidades, mais algo tão bom que era os “sonhos”.

Personagens dessa historia:

Elcana - cabeça do lar.

Ele era levita e morava em Rama, tinha riquezas e muita influência, ele tinha duas esposas; o nome da primeira chamava-se Ana e o da segunda Penina. No Antigo Testamento a poligamia era permitida conforme consta no livro de Deuteronômios; a lei de Hamurabi vinda do Egito dava esse direito, e se fosse bem economicamente poderia ter um harém.

Virtudes de Elcana

1- Era um homem temente a Deus: Embora seus serviços não era exigidos no santuário como os outros levitas, como israelita comum subia as montanhas levando seus sacrifícios, para encorajar e dar bom testemunho aos seus vizinhos. Embora existisse, corrupção no santuário pelo líder e seus filhos seu nível espiritual manteve sua espiritualidade em alta.

Salmos 128:1-4 “Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR”!

Temor, reverência, reconhecimento e ato de sabedoria. Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

2- Tinha cuidado dos negócios de Deus: Guarde isso, enquanto você cuida dos negócios de Deus, Ele cuidará dos seus negócios também.


Ana – a estéril

Confrontos de Ana: Ana – significa Graça - uma mulher que no seu contexto de vida, sofria em vários ângulos: Poligamia - dividir mesmo teto com uma outra mulher; Rivalidade - sentia na pele desprezo, discriminação, nua e crua oposição; Esterilidade - impedimento de dar a luz a filhos.

Com isso aprendemos que ser cristão não nos isenta das provações. A Bíblia diz: “O Senhor tinha cerrado a madre de Ana”. Tudo que acontece em nossas vidas é permissão de Deus.

I Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

Porque Deus permite essas provações?
* Para provar que nosso valor não está naquilo que temos mais no que somos;
* Único método que nos deixa dependente de Deus;
* Porque ele só prova os fortes.

II Coríntios 12:9-10 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.

Aprendemos também a lidar com os preconceitos, ela teve que conviver com isso devido seu estado de esterilidade.

Preconceito: Idéia pré-concebida, suspeita, intolerância, algo avesso.
Esterilidade: Improdutividade, escassez, infecundidade, falta, penúria, inutilidade.

Níveis de preconceito:

1. Externo: Vinha da sociedade da época, havia um estigma (cicatriz, sinal, condição desonrosa que provocava reprovação).

As pessoas a viam como amaldiçoada, nesse teor as pessoas não entendiam que era um processo divino o Senhor tinha permitido essa esterilidade. Ainda assim hoje, as pessoas não conseguem nos entender, nos momentos de provas.

João 9:2-3 “E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.

2. Interno: No Antigo Israel as mulheres hebréias eram movidas por esse sonho, de dar a luz a filhos, principalmente nascidos do sexo masculino. Imaginavam que por uma delas poderia vir o Messias. Note as expressões de Elcana seu marido em I Samuel 1:8 “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”

* Ninguém pode tirar seu direito de sonhar;
* Tu és aquilo que vês;
* Mantenha seu sonho vivo, por mais que seus mecanismos sejam minúsculos;
* Milagres não se discutem mais se acreditam.
* Onde a sua mão não chegar a mão de Deus chegará por você!!

3. Familiar: Havia por parte de sua rival provocações, excessivas querendo irritá-la.

* Nossos grandes confrontos, acontecem dentro de casa;
* Nossa luz incomodara as trevas de alguns;
* O que Deus escreveu a borracha do diabo, não vai apagar.

E ainda, o que Ana nos ensina indo ao Templo?

1- Creu que Deus tinha algo para ela, mesmo sabendo do amor incondicional do esposo, ela sabia que Deus tinha algo a mais a ela.

2- Fez da dificuldade um grande desafio. A tristeza de ser perturbada pela sua rival a incentivou, moveu sua fé, nem mesmo as montanhas a impedirem de ir em busca do seu sonho! Não deixe que as tristezas venham desanimar sua fé, mais a use de trampolim para chegar a sua vitória.

3- Buscou no lugar certo. Não se aventure por ai, mais valorize a casa de Deus, pois os olhos de Deus estão fitos nesse lugar. (Leia II Crônicas. 7:16)

4- Ela acreditou em seu milagre. Enfrentou a poligamia, a esterilidade, a rival, o líder sem visão.... Ninguém detém um homem ou uma mulher decidido(a). Mexeu com coração de Deus.

5- Ana a vencedora. Não perdeu sua postura, manteve seu afeto ao marido. Mexeu com a memória de Deus. Sonho da cabeça desceu para barriga grávida. Sintomas de milagres apareceram na sua casa. Teve seu monento... e muito mais... teve mais três filhos e duas filhas!!!!



Ele financia Sonhos!!!

07/07/2010 – Curitiba/Paraná

Daniel Pedroso Sonhos!

sábado, 3 de julho de 2010

Mensagem pregada no gideões 2009



“Jesus Cuspiu”
Marcos 8:22-26

Os evangelhos nos trazem profundos conteúdos da obra, vida e milagres de Jesus. As impressões os gestos, a maneira amável de tratar as pessoas era encantadora. Quebrava todos os paradigmas existentes para mostrar seu amor. Os evangelhos registram aproximadamente quarenta milagres de Jesus. Marcos registra alguns, porém dois com exclusividades: a cura de um surdo e mudo de Decápolis; e o texto lido sobre a cura do cego de Betsaida.

Considerações desse texto:

Betsaida (casa da Pesca, terra natal de Pedro, André e outros). Cidade onde Jesus operou muitos milagres, mais por causa da incredulidade deles não foram capazes de se arrependerem. Existia ali uma aldeia ou vilarejo, onde se concentravam pessoas com as mesmas idéias, lugar aonde havia impedimento de grandes mudanças.

Havia naquela aldeia um homem, com uma necessidade visual, não enxergava a luz do dia, sentindo o peso da discriminação, ainda mais diante de um povo que não se surpreendia com o sobrenatural.

Porém, mesmo assim, Jesus não se furtou de passar por ali, e mais de uma vez; e nesta feita ouviu o pedido de ajuda em prol daquele homem. Ele pega na mão dele - porque contato físico demonstra afetividade, amor, interesse - e o leva para fora da aldeia.

Detalhe agora era um momento de ver expressão de carinho, amor, uma ação cheia de ternura, porém esse homem foi surpreendido por um “santo cuspe” de Jesus. Pense comigo ele esperava tudo, menos isso.... até mesmo nos politicamente corretos pensaríamos...

* Não é uma ação nojenta?
* Não seria uma humilhação pública?
* Será que Jesus não sabia que a face é uma das partes do corpo que é sagrado, que não se bate, não se agride, muito menos se cospe?


Lições extraídas desse texto:

1. Despadronização Divina

Nem sempre as ações de Deus são padronizadas, muito menos politicamente corretas. Nem sempre as ações de Deus, são etiquetadas, protocoladas, muito menos programadas, sei que talvez esperasse uma mão na cabeça, uma oração forte, um assopro, porem veio uma cuspida, pode causar escândalos, jeitinho de nojo... porém aprenda:

a. Deus sempre nos surpreendera;
b. Não use seu GPS humano, Ele vem como quer;
c. Ele vai chocar os padronizados, Ele vai cuspir, mais o milagre vai acontecer;
d. Prefiro um olho cuspido, depois enxergando, do que um seco mais cego.

Vento assopra aonde quer, precisamos deixar nossas liturgias frias, mecânicas e computadorizadas, deixar Ele cuspir... ações sobrenaturais, sem resistências, mais de peito aberto para seu agir.

Deus não pode ser teologizado...
Deus não pode ser robotizado....
Deus não pode ser registrado, batido em cartório, patenteado...
Deus e livre....

2. Deus livrou de uma visão prejudicada

Homem disse: - estou vendo homens como árvores andando. Aquele homem estava vendo o anormal, o inexistente, uma fantasia da sua ótica ele não conseguia ver as coisas claras e verdadeiras. Assim também são algumas pessoas que não conseguem ver as verdades; pessoas que preferem fantasias do evangelho, e não conseguem ter uma visão definida.

Quando a visão é ruim geralmente tudo que se vê ao redor são coisas ruins. Muitas vezes não é você que esta mal, mais a visão de quem esta tentando te ver esta terrivelmente embaraçada, vendo árvores como homens e vice versa.

3. Deus dará um toque de melhora em sua vida.

Jesus volta a tocar no cego, Ele não hesita em melhorar a sua visão. Coisas que estão embaraçadas em sua vida, sem visibilidade, receberão das mãos de Deus um toque de melhora. Os que te viram cego, ou quase enxergando, vão ver o melhor de Deus em sua vida. Sejam no casamento, finanças, sentimento, ministério, projetos serão visitados por Deus, e renovados!

4. Deus deu novo sentido a sua vida

Nunca mais entres nessa aldeia, disse Jesus, porque....
Aldeia era lugar de gente pequena...
Aldeia que não sabia aproveitar os milagres...
Aldeia das discriminações e preconceitos....
Aldeia que não aceitava mudanças....
Aldeia que se habitou vê-lo cego....

Ordem é essa vai para nova casa.... nova vida... novo sentido.. seu ninho!
Prepare-se... mudanças tremendas aconteceram na sua vida....
De adeus a sua aldeia!!!



Camboriú..... mês de Abril / Gideões Missionários da Última Hora

Daniel Pedroso